terça-feira, 22 de maio de 2007

















Cada cor possui uma característica única. O vermelho é a cor que mais se destaca visualmente e a mais rapidamente distinguida pelos olhos. O laranja é resultado da mistura do vermelho Com o amarelo. As áreas coloridas pelo laranja parecem sempre maiores do que são na realidade.






O amarelo é uma cor fundamental e passa a ideia de atenção.





O verde é uma das três cores primárias em cor-luz e representa a esperança.







O azul é a cor mais escura das três cores primárias e todas as cores que se misturam com ela esfriam-se, por ser ele a mais fria das cores.





O violeta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul.



O magenta é uma cor próxima ao violeta, e simboliza devoção, fé, tempe



rança,





castidade, dignidade, abundância, riqueza, autoridade e poder.





O marron não existe como luz colorida, por ser um amarelo sombrio.











O branco é a síntese aditiva das luzes coloridas. Uma cor-luz e sua complementar sempre produzem o branco. Pedrosa (2003, p. 56) indica que a cor branca pode ser fruto de três causas: os fenómenos de coloração por interferência e difracção, e a segunda e a terceira causas englobam os fenomenos de coloração dos corpos d



erivados das químicas inorgânicas e orgânicas.





O preto não é cor, mas é denominado como tal. O preto absoluto não existe na natureza.







O cinza é a mistura do branco com o preto e é uma cor neutra por excelência: não é nem colorido, nem escuro, nem claro, está isento de qualquer estímulo.








Utilização das
cores na publicidade









Vermelho Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, alimentícios, artigos técnicos e de ginástica.







Vermelho e amarelo : Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.







Vermelho e verde: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.







Laranja: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados







Amarelo: Visível à distância, estimulante. Cor imprecisa, pode produzir vacilação no indivíduo e





dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada





com o preto pode ser eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em





anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.







Verde: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes








Azul: Possui grande poder de atracão. É neutralizante nas inquietações do ser humano, acalma





o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.










Azul e preto: Sensação de antipatia. Deixa o indivíduo preocupado, desvaloriza completamente a mensagem publicitária







Azul e branco: Estimulante, predispõe à simpatia. Oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade







Violeta: Acalma o sistema nervoso. Deve ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em





viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor mais sensação de calor, deve-se





acrescentar vermelho. Para maior luminosidade, deve-se acrescentar o amarelo.





Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária







Magenta: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo



Farina (1975, p. 108)


















A principio, postarei neste blog experiências, pesquisas, textos, link interessantes( á partir de minha otica, é claro),fotografias, receitas de bolo da família....

Enfim,um espaço para disponibilizar
on-line temas de meu interesse com uma gama vasta de assuntos. quem sabe possa ser útil a mais alguém?
hatuna matata !